Trabalhar remotamente… é fixe?

A minha secretária

Trabalho remotamente há 4 anos.

É fixe? Para mim é!

É fácil? Para mim é!

Trabalhar remotamente pode ser fixe e fácil, mas também pode não ser fixe nem fácil. Não é para qualquer um e depende das preferências de cada pessoa quer a nível pessoal quer a nível profissional.

Estamos numa época em que cada vez mais se fala em trabalho remoto e há também cada vez mais oportunidades em Portugal. Infelizmente, as coisas não são como muitos pintam.

É muito possível que já tenhas lido, pelo menos, 1 artigo sobre trabalhar remotamente. Existem muitos artigos pela internet sobre o tema, a maioria pinta-o como sendo uma coisa fixe, fácil e barata… só vantagens!

Lamento dececionar-te, mas não é assim.

Horário flexível

É uma das maiores mentiras sobre o trabalho remoto. Para trabalhar remotamente é preciso ter uma grande capacidade de organização. Uma das coisas mais importantes é definir um horário e ser pontual. A título de exemplo, o meu horário é 09h às 13h e 14h às 18h, mas normalmente começo às 08h e raramente trabalho apenas 8h por dia.

Lugar paradisíaco

Outra das maiores mentiras sobre o trabalho remoto. Para se trabalhar remotamente é preciso ter as condições necessárias. É preciso ter uma boa velocidade de internet, uma boa cadeira, uma secretária limpa e organizada. Condições que não são possíveis de ter numa praia, esplanada, sofá, etc.

Redução de custos

Dificilmente é verdade. É uma realidade que não se gasta dinheiro em transportes. Contudo, precisas de material para trabalhar... computador, ecrãs, um velocidade de internet que se calhar não precisarias para o teu dia-a-dia, material de escritório, etc. Também vais gastar muito mais electricidade e água. E, se pensarmos no inverno, os custos ainda aumentam mais, muito mais: vais acender a luz muito mais cedo (às vezes de manhã) e vais precisar de aquecimento.

Verdadeiras (des)vantagens de trabalhar remotamente

(Des)vantagens, porque o que é positivo para mim, pode ser negativo para outra pessoa e vice-versa.

Vantagens

Não ter de sair de casa (não significa que passe o dia de pijama)

Não gastar/perder/desperdiçar tempo em viagens (já trabalhei num empresa que para trabalhar das 09h às 18h, precisava de apanhar um comboio às 07:20 e chegar às 20h… se saísse a horas).

Não gastar dinheiro em combustível ou transportes.

Não ter de lidar com clientes.

Precisar de menos tempo entre levantar-me e começar a trabalhar, bem como acabar de trabalhar e ficar disponível.

Ter um espaço só para mim com o ambiente que quero, sem incomodar ninguém e ninguém me incomodar a mim. Em silêncio ou, às vezes, com música bem alta. Perfeito para dizer asneiras em alta voz para aliviar alguma pressão do momento.

Ter mais tempo útil.

Conclusão

Trabalhar remotamente permite-me, a nível profissional, ter um ambiente 100% adaptado a mim e tornar-me muito mais produtivo do que num ambiente partilhado. A nível pessoal permite-me ter mais tempo útil.

Como disse no início para mim é fixe e fácil. Adoro!

Para ti… depende! Só tu sabes!

Full Stack Web Developer