Trabalhar remotamente… é fixe?

A minha secretária

Trabalho remotamente há 4 anos.

É fixe? Para mim é!

É fácil? Para mim é!

Trabalhar remotamente pode ser fixe e fácil, mas também pode não ser fixe nem fácil. Não é para qualquer um e depende das preferências de cada pessoa quer a nível pessoal quer a nível profissional.

Estamos numa época em que cada vez mais se fala em trabalho remoto e há também cada vez mais oportunidades em Portugal. Infelizmente, as coisas não são como muitos pintam.

É muito possível que já tenhas lido, pelo menos, 1 artigo sobre trabalhar remotamente. Existem muitos artigos pela internet sobre o tema, a maioria pinta-o como sendo uma coisa fixe, fácil e barata… só vantagens!

Lamento dececionar-te, mas não é assim.

Horário flexível

É uma das maiores mentiras sobre o trabalho remoto. Para trabalhar remotamente é preciso ter uma grande capacidade de organização. Uma das coisas mais importantes é definir um horário e ser pontual. A título de exemplo, o meu horário é 09h às 13h e 14h às 18h, mas normalmente começo às 08h e raramente trabalho apenas 8h por dia.

Lugar paradisíaco

Outra das maiores mentiras sobre o trabalho remoto. Para se trabalhar remotamente é preciso ter as condições necessárias. É preciso ter uma boa velocidade de internet, uma boa cadeira, uma secretária limpa e organizada. Condições que não são possíveis de ter numa praia, esplanada, sofá, etc.

Redução de custos

Dificilmente é verdade. É uma realidade que não se gasta dinheiro em transportes. Contudo, precisas de material para trabalhar... computador, ecrãs, um velocidade de internet que se calhar não precisarias para o teu dia-a-dia, material de escritório, etc. Também vais gastar muito mais electricidade e água. E, se pensarmos no inverno, os custos ainda aumentam mais, muito mais: vais acender a luz muito mais cedo (às vezes de manhã) e vais precisar de aquecimento.

Verdadeiras (des)vantagens de trabalhar remotamente

(Des)vantagens, porque o que é positivo para mim, pode ser negativo para outra pessoa e vice-versa.

Vantagens

Não ter de sair de casa (não significa que passe o dia de pijama)

Não gastar/perder/desperdiçar tempo em viagens (já trabalhei num empresa que para trabalhar das 09h às 18h, precisava de apanhar um comboio às 07:20 e chegar às 20h… se saísse a horas).

Não gastar dinheiro em combustível ou transportes.

Não ter de lidar com clientes.

Precisar de menos tempo entre levantar-me e começar a trabalhar, bem como acabar de trabalhar e ficar disponível.

Ter um espaço só para mim com o ambiente que quero, sem incomodar ninguém e ninguém me incomodar a mim. Em silêncio ou, às vezes, com música bem alta. Perfeito para dizer asneiras em alta voz para aliviar alguma pressão do momento.

Ter mais tempo útil.

Conclusão

Trabalhar remotamente permite-me, a nível profissional, ter um ambiente 100% adaptado a mim e tornar-me muito mais produtivo do que num ambiente partilhado. A nível pessoal permite-me ter mais tempo útil.

Como disse no início para mim é fixe e fácil. Adoro!

Para ti… depende! Só tu sabes!

--

--

--

Full Stack Web Developer

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Luis Coutinho

Luis Coutinho

Full Stack Web Developer

More from Medium

The Bitchy Diary VI

Mirror Mirror…

星展銀行:近期不會向散戶投資者提供加密貨幣交易服務

My Figment of Inspiration and Imagination