COVID-19 & AS NOVAS TECNOLOGIAS

Luis Coutinho
2 min readMar 13, 2020
COVID-19

Vivemos na era das novas tecnologias, mas infelizmente estas têm sido usadas para quase tudo, menos para contribuir para um mundo melhor.

Neste momento, o nosso país (e outros, mas vou falar de Portugal) vive um momento de muita insegurança e que vai aumentar nos próximos dias com o incremento do número de pessoas infetadas.

Este é o momento de todos nós pensarmos em soluções e implementá-las no nosso dia-a-dia, incluindo no nosso posto de trabalho.

O que não falta é tecnologia que permita mudar a forma de trabalhar de uma grande percentagem da população portuguesa e que ajudaria nestes casos a conter a contaminação e até aumentar a qualidade de vida de cada um.

Claro está, há sempre excepções, as novas tecnologias não controlam a inteligência das pessoas, que dada a situação atual, organizam-se em grupos para ir à praia, a uma esplanada ou a um bar/discoteca. Mas com estas pessoas também não estou preocupado, estou preocupado com aquelas pessoas que têm de ir trabalhar e que se sujeitam a ser infetadas por uma destas pessoas. E, não falo apenas neste momento, mas também para o futuro.

Algumas coisas que todos podemos fazer no dia-a-dia:

  • Diminuir os pagamentos com dinheiro físico
  • Aumentar os pagamentos com cartões de Multibanco (principalmente contactless) e MbWay
  • Diminuir o uso das máquinas de Multibanco
  • Aumentar o uso do Homebanking e MbWay
  • Diminuir o uso de máquinas multi-utilizador (como por exemplo as máquinas de pedidos automáticos do McDonald’s e similares)
  • Optar por compras online em vez de compras em lojas físicas
  • Optar por trabalhadores remotos sempre que possível
  • …etc. cabe a cada um olhar para si, ver o que pode mudar e implementar

Quanto aos trabalhadores remotos, ao contrário do que possam imaginar, as tecnologias são muitas e é possível fazê-lo praticamente sem custos (muitas vezes até com redução de custos) e em muitas profissões.

É tudo uma questão de adaptação das empresas e instituições e dos seus profissionais, clientes, utentes, professores, alunos, etc.

Em vez de usarem as novas tecnologias apenas para irem ao Instagram, Facebook, partilhar fake-news, etc… usem para melhorar o vosso dia-a-dia, bem estar e saúde… aumentar a vossa qualidade de vida!

É hora de mudar o nosso modo de vida!

--

--